CULTURA AFRICANA

 CARNAVAL DE UNHAGO E RITOS DE INICIAÇÃO EM NIASSA

Carnaval é uma forma de manifestação cultural que envolve dança, canto bem como pintura.
existem vários países em redor do mundo que realizam essa actividade de diferentes formas o que nao é a excepção de Moçambique principalmente a zona norte .
a provincia do niassa, a mais extensa do pais, e uma das que adere muito na pratica dessa actividade aliada aos ritus de iniciacao (Unhago).

Os ritos de iniciação consiste no isolamento das crianças com o objectivo de incuntir nelas conhecimentos relacionados com a vida, respeito com os mais velhos e os valores humanos, mais porém, a prática ate um certo ponto insetiva os casamentos prematuros visto que as crianças principalmente as do sexo feminino são educadas como agradar e satisfazer um homem no lar indo contra os direitos das crianças.
A prática dessa actividade, ocorre principalmente em tempos de ferrias após o encerramento das aulas quando os alunos estao de férias. para além de ser um momento de alegria, diversão, reconciliação e encontro de pessoas, tem sido classificado como sendo um dos melhors carnacvais do mundo devido a sua originalidade e simplicidade. os trajes são feitos pelos próprios participantes que optam por vestir-se duma forma esfarapada ou tradicional, usando instrumentos musicais rudmentais como batuque, enxadas, e outros objectos de musica caseiros.
Pessoas festejando Unhago na província do Niassa

A origem dessa cultura ainda tem datas deconhecidas visto que a sua prática remonta desde a era dos nossos antepassados.
atualmente apesar de certas regiões do pais terem abandonado um pouco a prática do acto, a província do Niassa não se distância e continua fazendo cada vez mais valorizando assim a cultura moçambicana e expondo o que a de bom em África.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

Pesquisar neste blogue