Corrupção nas escolas de Moçambique

A corrupção é uma realidade em África por ser um continente Pobre. A quem diga que a pobreza gera a corrupção e vice - versa.

Corrupção

 Consiste no desvio de fundo alocados para uma determinada finalidade ou por outro, consiste no na troca de favores pago. Por exemplo, se uma pessoa está numa fila longa para adquirir um determinado serviço, mais não pretende ficar na fila por muito, recore - se muita das vezes a corrupção, extorquindo o responsável pelo controle da fila no sentindo de saltar à fila. Essa prática, que afeta todos os sectores de Moçambique está longem de acabar. Na educação em especial, principalmente nos ensinos secundário, tecno e superior a corrupção tem dominado duma forma agressiva aliado a fraca fiscalização dos órgãos de combate a corrupção. Hoje em dia, não é incomum ver estudantes concluindo o ensino médio geral sem se quer saber ler, intituições de ensino tecno graduando estudantes que nem se quer intender às áreas formadas.
A corrupçao diminui a quantidade no Processo de ensino e aprendizagem
Sendo uma prática de troca de favores, a corrupção devasta a educação e por vezes até gera desistências escolares. Não é novidade hoje em dia ver professores imorais pedindo em namoro estudantes que após negarem São ameassadas de chumbar obrigando -as a aceitar. Imagine uma situação em que um professor pedi em namoro a uma estudante ela rejeita e ele promete fazer ela reprovar? Obviamente que isso pode gerar a desistência escolar.
O problema, é de que no Sistema de educação em Moçambique, a culpa é recorrida aos estudantes como se eles fossem os únicos causadores do mal enquanto que não.

Pense comigo: se um enuciado de um exame cai nas mãos de um estudante é por que um funcionário da educação desviou e deu ao estudante
 Como é que a culpa principail é do estudante se nem foi ele que roubou?
Se uma estudante sofre assédio sexual na escola e ela recore ao director da escola ou a direção da educação a resposta mais comum é "esse professor é assim mesmo, você não é a primeira pessoa a fazer queixa, aguenta" dessa forma como é que às estudantes vão se sentir à vontade em estudar e ter um bom aproveitamento pedagógico sendo lecionado por assediador imoral que merece estar no manicómio?
Outro problema que se coloca, é de que alguns professores lecionam complicando os estudantes no sentido de fazer com que os mesmo tenham negativas e que possam entregar valores para recuperar, como é o caso do escândalo que aconteceu ainda nesse ano no distrito de Mecanhelas onde alguns professores cobravam alguns valores em troca de respostas em pleno período de realização de exame. Os valores variam de 30 mts a 50 mts por cada estudante da turma afcetada, agora imagine o estudante que estudou a matéria é foi sem dinheiro a escola nesse dia sera que vai passar?
Ainda a muito a se fazer enquanto o Governo continuar a menosprezar às denúncias feitas por estudantes a corrupção sempre vencerá. Nem toda culpa é do estudante, devemos começar a olhar o cenário na educação como um todo e não pela metade onde o mal é sempre protagonizado pelo estudante.

Postar um comentário

0 Comentários

Publicidade

Pesquisar neste blogue